quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PROJETO DIDÁTICO – ANIMAIS DA FAUNA PARANAENSE


Título:
Animais da Fauna Paranaense

Área de formação:
 Relações naturais / Linguagem Oral, Leitura e Escrita

Turma:
Pré

Objetivo compartilhado:
Confeccionar a mascote para a turma, bem como um livro com o relato das aprendizagens obtidas neste projeto, para compartilhar com as famílias.
 
Objetivos:
·        Identificar hábitos e modos de vida de alguns seres vivos (animais) e suas interrelações.
·        Desenvolver hábitos de preservação.
·        Fazer tentativas de escrita.
·        Utilizar o desenho para registrar suas ideias.
·        Ampliar as possibilidades expressivas no uso de materiais diversos.
·        Compreender a importância do meio ambiente.

Tempo estimado:
Três meses com atividades de três a quatro vezes por semana.

Materiais
 Livro: “Fauna do Paraná em extinção”, fotos de animais, computador, data show, vídeos, papel sulfite, papel kraft, papel criativo,  canetinhas, lápis de cor, lápis grafite,  materiais recicláveis para a construção da mascote.

Justificativa:
Durante o primeiro semestre, as crianças do Pré, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a vida e os hábitos do jacaré do papo amarelo. Diante do interesse que nossas crianças demonstraram, propõem-se este projeto didático para que possam conhecer mais sobre alguns animais paranaenses: onça pintada, arara vermelha, bugio ruivo, macuco, preguiça, jacutinga, queixada, anta, guará, lobo guara, cervo ariranha e tamanduá bandeira, bem como aprofundarem outros conhecimentos como, uso do computador, a aceitação de ideias dos colegas e participação na construção de um animal que será a “mascote” da turma, que possivelmente visitará a casa das crianças.

Desenvolvimento:

1ª etapa
 Será realizada uma leitura diária no livro ‘Fauna Paranaense em Extinção’, com os seguintes animais: onça-pintada, lobo guará, arara vermelha, jacutinga, guará, bugio, preguiça, macuco, queixada, cervo, anta, tamanduá-bandeira, ariranha. Em um primeiro momento será apresentado o livro em questão para as crianças, destacando a elas as informações que este contém. Depois serão realizadas as leituras.

2ª etapa
Após a leitura das especificações sobre estes animais, selecionaremos três deles, por meio de votação para que possam ser estudados mais a fundo.

3ª etapa
Realizaremos três rodas de conversas, cada uma delas, enfocando um dos três animais selecionados. Para isso utilizaremos imagens e textos informativos durante a realização das rodas. Para essa etapa, as profissionais de sala realizarão pesquisas com informações cientificas sobre os três animais selecionados. Essas rodas de conversas acontecerão com o grupo todo, para que possam trocar informações entre si. Ressaltamos que as crianças serão incentivadas a trazer materiais sobre os animais trabalhados. Estes materiais utilizados (livros, fotos, textos informativos, e outros, inclusive os materiais trazidos pelas crianças) ficarão em exposição na sala, a disposição para o manuseio.   

4ª etapa:
Realizaremos diariamente leituras enciclopédico-científica sobre os animais selecionados. Bem como exploração desse tipo de texto.

5ª etapa
 Assistir vídeos de cada animal, com informações e fotos sobre os mesmos. Para essa etapa utilizaremos o computador e o data show para transmissão dos vídeos. N

6ª etapa
Pesquisa com as crianças no farol do saber. Ressaltamos que as crianças serão divididas em três grupos e cada e cada grupo será responsável por realizar a pesquisa de um dos três animais selecionados anteriormente. Após a pesquisa, os grupos realização uma grande roda de conversa, na qual trocarão informações sobre o que pesquisaram.

7ª etapa
Desenho de cada animal, com tentativa de escrita do nome dos mesmos. A escrita ocorrerá por meio de tentativas de escritas espontâneas, transcritas e escritas orientadas. Lembrando que o desenho será feito em uma folha e a tentativa de escrita em outra folha.


8ª etapa
Serão confeccionados pelas profissionais da sala, dois jogos: um jogo da memória e um quebra no J Click. Também será confeccionado um Quiz no Power Point. Lembrando que cada animal será correspondente a um jogo.


9ª etapa
Visita orientada ao Zoológico e/ou Museu de História Natural.

10ª etapa
Escolha, por meio de votação, de um dos três dos animais selecionados para ser a mascote da turma. Para essa seleção, contaremos com a participação das crianças e das famílias. Serão enviadas as famílias uma cédula de votação, na qual a família marcará o animal de sua preferência, dentre os três animais anteriormente selecionados

11ª etapa
Construção do animal escolhido pelas crianças e suas famílias, bem como a confecção de um livro com os materiais desenvolvidos nas etapas anteriores (tentativas de escritas, desenhos, fotos etc.), relatando todo o percurso do nosso projeto, assim como a “história” da nossa mascote e os aprendizados das crianças. Salientamos que cada criança levará a mascote um dia para sua casa para visitar sua família e juntamente com esta, fará o registro desse momento em nosso livro.

Produto social e comunicativo:
A mascote da turma e um livro com descrição das aprendizagens obtidas com o projeto, bem como o relato das famílias na visita da mascote as suas casas, além da exposição do andamento do projeto no blog do CMEI Professora Lygia Carneiro que será criado pelos profissionais da turma do Pré.

Avaliação:
 Ocorrerá por meio da observação da intensidade da participação das crianças. Ao observar que as crianças estão interessadas, falando sobre o assunto saberemos que alguns objetivos estão sendo atingidos. Outros objetivos serão avaliados a partir do acompanhamento de atividades, desenhos, escritas e confecção do livro da mascote. 

Referências Bibliográficas:

CURITIBA: Instituto Ambiental do Paraná, 2006. 272.: Fauna Paranaense em Extinção./ Márcia de Guardalupe Pires Tossulino, Dennis Nogarolli Marques. Patrocínio, João Batista , organizadores. ISBN-864-26-19-9.

SILVA, Mario Roberto da. Fauninha brasileira.1°ed. São Paulo:Rideel, 2004.

CURITIBA: Referenciais para Estudo e Planejamento na Educação Infantil: Planejamento e Avaliação. Secretaria Municipal da educação de Curitiba, departamento de educação infantil, 2010.